segunda-feira, 29 de março de 2010

Debandada geral.

Tem alguma coisa no ar. O clima está um tanto quanto estranho.
Num dia, planos mil. No outro, tudo ruiu (rimou!).
Como de costume, fui dar umas voltinhas pelos blogs que eu costumo ler e qual não foi minha surpresa ao constatar que muitos deles exibem mensagens que estarão fechados temporariamente.
Será algum virus que vem contaminando todos eles? Se for isso, já providenciei minha vacina. Não tiro férias do blog, não, não e não.
Ele é uma ferrramenta muito importante para que a minha RA se concretize e se estabeleça definitivamente.
RA.... qual seu significado? Literalmente significa: tornar a educar; aperfeiçoar a educação de. E eu pergunto: alguém pode reeducar-se e desaprender tudo? Claro que NÃO! É como andar de bicicleta. Passamos anos e anos sem pedalar, mas não esquecemos como se faz porque já está gravado em nossa mente.
O que eu vejo nos blogs, e não me excluo do contexto, é a RA tratada como um estágio passageiro. Hoje eu faço. Amanhã não preciso mais fazer. 
Dá para perceber pelas postagens que a RA é um fardo muito pesado. Tão pesado que depois de alguns tempo carregando-o as forças nos faltam. E, nessa hora, fingimos que nos esquecemos de tudo o que aprendemos, abandonamos o fardo e saímos por aí a cometer deslizes.
Nos equivocamos com o conceito de RA. Se estamos nos aperfeiçoando não podemos simplesmente abandonar todo o aprendizado e voltar à estaca zero. Apagar de nosso cérebro o que foi assimilado é impossível.
De duas uma: ou estamos nos enganando dizendo que queremos mudar nossos hábitos ou estamos apenas querendo brincar de fazer dieta.
O que eu quero dizer é que não dá para "tirar férias" da RA. Dar uma pausa. Ela é constante e definitiva. É como num jogo de video game: ao atingirmos um determinado estágio, se erramos não voltamos ao início do jogo, mas sim àquela fase que já havíamos atingido.
Para conseguirmos mudar nossos hábitos, enraizados desde a mais tenra idade, só há um caminho: tentar, tentar, tentar, dia após dia.
É o que venho fazendo. É o que vou continuar a fazer e penso que você também deveria.
Mais um selinho para a coleção que tenho. Ganhei de duas amigas:
Claudete Ribeiro e  Eliane Vilela. Agradeço muito por terem lembrado de mim.
A regra é responder duas perguntas e indicar 12 amigas.

Quais os 5 alimentos/bebidas que vc incorporou na sua dieta depois que começou a RA.?
R.: Pão integral, linhaça, chás (branco, vermelho, hibiscus e gengibre), sopa de abóbora e saladas (alface, tomate, pepino).
Quais os 5 alimentos/bebidas que vc evita comer depois que começou a RA.?
R: Salgadinhos de pacotinho, Coca-Cola, doces, macarrão, pão francês.
Você gostou do selinho? Pode pegar, é seu.

5 comentários. Para comentar clique aqui!:

Lilith disse...

A-MEI!!! Seu texto sobre RA! Me identifiquei muito com ele! Agora estou passando por uma fase zen com a minha RA, pois desde que eu fiz a cirurgia estou conseguindo fazer tudo direitinho sem sacrificios!!! :)
beijão
Lilith

paty ex- gordinha disse...

Amiga vc escreveu muito bem,
eu tenho pensado por muitas vezes assim,mas chega,nada de esquecer ou fazer da ra um fardo.
vou mudar e manter isso.
bjinhos e obrigada

Nathália Nabor disse...

Oie!
É isso mesmo, a gente precisa se convencer de que os novos hábitos são para a vida toda! Senão, voltaremos a engordar!
Beijocas e boa páscoa

Carla ♥♥♥ღ disse...

pois eh amiga...adoro salada mesmo...sempre gostei muito, mas agora que comecei a RA e percebi como a salada me ajuda na eliminacao de peso passei a gostar mais ainda...

bjokas

Dani disse...

Oi linda
Concordo com tudo!!
não dá pra tirar féria da R.A mesmo, não adianta se enganar
Dei um tempo no blog, mas aR.A continua tinindo rs
Bjinhus

Postar um comentário