domingo, 31 de janeiro de 2010

Poderia ter sido muuuuuuuuuuuuuito melhor.

Já se foi mais uma semana do desafio de carnaval e eu nem cheguei a emagrecer 1 kg. Já me pesei hoje e espero um milagre amanhã de manhã quando subir na balança de novo. Estou desapontada comigo (poxa Lili, você poderia ter feito tudo diferente, se empenhado mais, se exercitado mais, diz a minha consciência). Sem problemas. Amanhã, dia internacional da dieta, VOU FAZER TUDO CERTINHO, sem jacadas. Eu consigo ou não me chamo Eliana. Sempre quis me chamar Brigite...hehehe..brincadeirinha. Vou me esforçar para atingir meu objetivo que é eliminar quatro quilos até o carnaval, ah se vou!
******************* 
Hoje foi um dia muito triste. Já chorei muito e fiquei pensando em como é duro ser idoso mesmo tendo uma família. Aqui no prédio, a maioria dos moradores têm mais de 60 anos. Minha vizinha tem 83. Ela não enxerga direito e, por conta de dores nas pernas, não pode andar muito também. Passava o dia inteirinho sozinha, cozinhava, lavava e arrumava a casa. As pessoas sempre estavam fazendo alguma coisinha pra ela, tipo ir à farmácia, à padaria, pagar contas, receber a aposentadoria, acompanhá-la ao médico, pintar suas unhas e cabelo. Morava no segundo andar e todo final de tarde ela descia para ir à padaria. Se não tinha ninguém para lhe fazer companhia, ela ia sozinha mesmo. Quase nunca vinham lhe visitar. Em dois anos acho que só via sua filha por aqui duas vezes. Não, D. Nélia não morreu. Foi morar em São Paulo, perto da filha e do restante da família. Havia muito tempo que ela reclamava da solidão, que estava ficando cada vez mais difícil cuidar de si. Nas tardes de sábado eu costumava ir até sua casa para tomar um café e fumar um cigarrinho. D. Nélia não larga o cigarro embora sofra de efisema pulmonar. Eu parei de fumar, mas mesmo assim continuava indo na sua casa para bater um papinho e ver como ela estava. Agora não vou mais poder fazer isso. Ela se foi e deixou um vazio no meu coração. Espero que só não tenha transferido sua solidão para a grande metrópole. Espero que lá ela encontre pessoas que se importem com ela. Espero que ela possa viver os dias que ainda lhe restam feliz e em paz. 

sábado, 30 de janeiro de 2010

Tarefa do desafio: pesquisa sobre relaxamento

Achei esse vídeo  interessante porque a técnica utilizada pode ser feita em qualquer lugar.
Trabalhei de novo hoje e estou morta, acabada, destruída. Por isso vou tomar um banho e cair na cama. Queria ter ido caminhar, mas não tenho condições. Queria ir dançar, mas meu corpo só pede cama. Ah....o homem da tapioca que fica na porta do meu trabalho estava lá, mas eu fingi que nem vi. Já tinha tomado café da manhã com duas fatias de pão integral e chá vermelho. Não estava com fome e a vontade de tapioca eu já tinha "matado" na outra semana. Almocei arroz integral com carne assada e vagem refogada. De sobremesa um pote de gelatina diet. Lanche da tarde: uma banana com aveia e, ao chegar em casa,  bebi um copo de leite desnatado com Nescau e duas fatias de pão integral com queijo cremoso light. Enquanto escrevo este post já devorei 8 bolachas maisena com um copo de cha de gengibre. Vou dormir logo senão não vou conseguir parar de comer. Essa crise já tá durando muito...  
Beijokas

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Um dia resisto e no outro me entrego!

A RA vai bem obrigada e incorporei mais uma frase de encorajamento para atingir o meu objetivo: "menos 100 gramas a cada dia". Muito embora não tenha me pesado hoje (só pretendo fazê-lo amanhã) estou com a sensação do dever meio cumprido. O amore trouxe  dois tabletinhos de doce de amendoim e...eu comi. Um dia resisto e no outro me entrego...caraca! Como sou instável. Preciso tomar umas aulinhas sobre força de vontade e disciplina com a Simone Domingues que emagreceu 48 quilos em quatro meses.

************
Me perguntaram sobre o chá de gengibre. Segundo consta, esse chá promove o emagrecimento, diminui o apetite e provoca uma sensação de saciedade que limita os excessos, além de melhorar a circulação do sangue, evitar inflamações e combater os sintomas da depressão.Também tem propriedades antioxidantes e impede a ação dos radicais livres. Há dois dias venho tomando o chá e notei que ele também tem efeito diurético. E como!
Aí vai a receita:

Ingredientes:

- 5 cm de raiz gengibre
- ½ litro de água
- 1 pitada de noz moscada               
- 4 cravos-da-índia
- ¼ de limão
- 1 canela em pau
Modo de fazer:
Prepare um suco de gengibre e limão, depois o adicione em um recipiente com a água e os demais ingredientes. Ferva o chá por alguns minutos e esta pronto para o consumo.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Tenho de ser radical, sim!


Certas atitudes que eu tomo me fazem rir ao pensar nelas. Sempre depois do almoço, mesmo comendo alguma  porção de fruta de sobremesa, sinto uma incontrolável vontade de comer um docinho e hoje não foi diferente. Depois de almoçar duas panquecas médias de berinjela, fui até minha sala dar uma olhada nos e-mails. Na mesinha do café  tinha um pote cheinho de balas sabor café. Automaticamente me servi de uma e levei-a à boca enquanto esperava carregar a página. Lembrei que já havia escovado os dentes e que uma inofensiva balinha, no final do dia, iria pesar na contabilização dos pontos diários.  No mesmo instante dei um pulo da cadeira e cuspi a bala no cesto de lixo. Se não for assim nunquinha vou conseguir atingir minha meta de 68 kg até maio. Tenho de ser radical, sim! Essa atitude eu tive depois de ler o post da @august@ quando ela fala em pesar  menos 100g por dia. Isso prova que os blogs são importantíssimos nas nossas vidas e atuam como ferramenta para atingirmos nosso objetivo que é emagrecer. RA em dia hoje. Tomei muito chá de gengibre.

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Chá de hibiscus.





Tenho lido muitas coisas sobre emagrecimento. Vivo navegando na net pesquisando e ficando quase louca com tanta informação. Minha nova mania são os chás. Descobri que melhor que tomar chá verde é tomar chá de hibiscus ou hibisco. Ele é vermelhinho e colocando algumas gotinhas de adoçante fica uma delícia. ...O chá obtido a partir do cálice da flor contém polissacarídeos em boas quantidades, além de conter também concentrações elevadas de flavonóides - reconhecidos como protetores contra os radicais livres. Rico em cálcio, magnésio e ferro e nas vitaminas A e C, o hibiscus contém também fitoquímicos, altos teores de antocianinas, ácido tartárico, málico, cítrico e hibístico, fitosteróis, além de quantidade significativa de fibras alimentares.O chá de hibiscus ganhou uma fama adicional recente: a de emagrecedor. Isso porque, a exemplo do chá verde, ajuda a estimular o metabolismo, tem ação digestiva e diurética, ajuda a reduzir o colesterol ruim. No caso do hibiscus há também a propriedade de auxiliar a reduzir as taxas de lipídios e glicose totais no sangue, colaborando na prevenção do desenvolvimento do diabetes tipo 2. A ação diurética do hibiscus transformou a planta numa grande aliada das mulheres na luta contra uma inimiga implacável: a celulite. O chá preparado a partir do cálice do hibiscus ajuda a diminuir a retenção de líquidos, uma das responsáveis pela formação e agravamento da celulite. (ver matéria aqui).
Hoje parece que aquela vontade de devorar tudo que aparece na minha frente finalmente passou. Tanto que nem jantei. Cheguei do trabalho e fui beliscando um pão de cará e acabei comendo inteirinho. Depois tomei o chá de hibiscus e estou super cheia. No almoço comi salmão grelhado+arroz+salada de tomate+rúcula e uma bananada sem açucar. Lanche da tarde foi um copo de leite com café e adoçante + 1/2 banana e muita água, mas não consegui beber 1,5 litro. É super difícil, mas para quem só bebia Coca-Cola, acho que está de bom tamanho.
Como eu prometi aqui estou eu na versão antiga e na atual. 
Sofri muito naquela fase dos 118 kg. Agora é só alegria.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Selinhos, balança, pesagem e outras coisinhas mais.


Ganhei mais dois selinhos: este da 
 Seta  e da Liliane Albino. A regra é indicar para 7
 amigui- nhas e avisá-las. Ofereço para:

Mah - http://majaponesa.blogspot.com/
Tany - http://epossivelemagrecer.blogspot.com/
Noivinha Lú - http://aindaseco.blogspot.com/
Sirlei Valéria - http://estou-me-amando.blogspot.com/
Patricia Sanchez - http://gavetafemme.blogspot.com/
Ana Maria- http://anamariaumnovorecomeco.blogspot.com /
Cau Azevedo - http://soshora.blogspot.com/

Este eu ganhei da Grazi e teria de indicar cinco meninas. Como eu já tenho, também indico para quem ainda não tem. Sintam-se à vontade. A regra é citar uma frase que vem me ajudando: “deixei de comer e estou aprendendo a me alimentar



*************************

Minha querida balancinha, companheira de todas as segundas-feiras e que havia entrado em pane,  finalmente foi trocada pela segunda vez.
Fiquei super  feliz porque é ela quem me proporciona boas notícias.
Nem tão boas às vezes. Hoje, por exemplo, não fiquei nada contente ao ver o que ela insistiu em me mostrar: 77,6 kg,  ou seja, + 1,4 kg (ai meus sais!!!). Escrevo insistiu  porque a outra, ultimamente, andava muito volúvel. A cada  hora um peso diferente. Essa não! É irredutível. Não muda de idéia. Então quem tem de mudar sou eu. Mudar meus hábitos e fechar a boca, coisa que não venho conseguindo fazer. Hoje comi só coisas saudáveis com exceção da colherada de sorvete de creme que "roubei" do namorido. Tomei quase 1.5 litro de água (até ir dormir completo a dose), chá verde e chá de gengibre. Legumes (berinjela, pimentão, tomate, cebola), arroz,  carne moída, banana e barrinha de cereais.

*************************
 Consegui fazer a montagem com as fotos graças à dica da Dani. Vou postar amanhã e acabar com o suspense.Também vou criar uma apresentação de slides. É legal ver como a gente vai mudando com o tempo.


domingo, 24 de janeiro de 2010

 Não pude postar esses dias porque foram dias muito corridos e estava esgotada. 
  •  Na sexta-feira cheguei voando e saí em seguida. Fui ao teatro do SESC assistir a um espetáculo intitulado Crossroad. Gente, tá certo que os atores da companhia ParaladosanjoS fazem várias acrobacias e coisa e tal, mas na real: não entendi nada! Vários personagens do cotidiano pra lá e pra cá correndo, saltando e pulando. Tinha até um padre que não sei o que estava fazendo ali no meio. Confusão geral.  Estou até agora tentando adivinhar qual a mensagem da peça. Eu só entendi a cena do Metrô e da prostituta. Li em algum lugar que o espetáculo tem "pinceladas do Teatro Visual, modalidade teatral próxima às artes plásticas que tem Israel como um de seus expoentes". Tá, continuo sem entender.
  • Sábado trabalhei e não via a hora de chegar em casa e me aconchegar. Choveu forte à tarde. Trabalhar sábado é desgastante, a bateria já está quase descarregada, não é? Só que chegando em casa tinha tudo por fazer: varrer, tirar pó, lavar louça. Ninguém merece! Quando terminei eu estava exausta! É claro que não deixei de vir aqui ler os posts, mas não tive ânimo para escrever. 
  • Estou tentando postar o meu  antes da gastroplastia e o depois. Não estou conseguindo fazer do jeito que eu queria. As fotos não ajudam.  Agradeço a  Giovana e Aninha-imc22 que me deram dicas de como fazer. No fundo, no fundo eu estou com vergonha de colocar a foto de como eu era com 118kg. Amanhã, quem sabe! 
  • Fiquei muito chateada com a balança que comprei. Ela ficou totalmente maluca! Apresenta vários resultados diferentes e depois fica zerada. Mais uma vez confirmo o que diz o velho ditado: "o barato sai caro".  Amanhã vou à farmácia me pesar. Estou com medo do meu peso estar bem diferente daquilo que ela vinha apresentando. Oremos! 
Quanto a RA vamos cami-nhando. Esta semana confesso  que não foi das melhores. Ando sentindo muita fome. Ontem jantei ás 18 horas. Pode uma coisa dessas? Hoje à tarde não havia nada que me fizesse sentir saciada. Apesar de ter comido um "pratão"  no almoço, passei a tarde "beliscando" coisas do tipo: banana c/aveia, café com leite desnatado, 1/2 maçã e até um pires de beringela a vinagrete. Tomei chá de gengibre e chá verde. Preciso dar um jeito nisso urgentemente. Alguma sugestão?

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Tentar não significa conseguir, mas certamente todos os que conseguiram tentaram.

Passei a tarde toda lendo o blog da Luciana e pensando em como a estrada do emagrecimento é longa e árdua. Entendi que não há outro caminho a não ser a RA. Reafirmei meu conceito de que os blogs são imprescindíveis para nos impulsionar sempre para frente rumo ao nosso objetivo. Decidi que não vou desistir de atingir minha meta.
Esse texto estava em um dos posts e achei muito intertessante.

Piquenique das Tartarugas

Uma família de tartarugas decidiu sair para um piquenique.
As tartarugas, sendo naturalmente lentas, levaram 07 anos preparando-se para o passeio. Passados 06 meses, após acharem o lugar ideal. Ao desembalarem a cesta de piquenique descobriram que estavam sem sal.
Então, designaram a tartaruga mais nova para voltar em casa e pegar o sal, por ser a mais rápida. A pequena tartaruga lamentou, chorou e esperneou. Concordou em ir, mas com uma condição: que ninguém comeria até que ela retornasse.
Três anos se passaram... Seis anos... e a pequenina não tinha retornado.
Ao sétimo ano de sua ausência, a tartaruga mais velha já não suportando mais a fome, decidiu desembalar um sanduíche. Nesta hora, a pequena tartaruga saiu de trás de uma árvore e gritou: - 'Viu? Eu sabia que vocês não iam me esperar. Agora que eu não vou mesmo buscar o sal.'
Na nossa vida as coisas acontecem mais ou menos da mesma forma.
Desperdiçamos nosso tempo esperando que as pessoas vivam à altura de nossas expectativas.
Ficamos tão preocupados com o que os outros estão fazendo que deixamos de escrever nossa própria história.

'Tentar não significa conseguir, mas certamente todos os que conseguiram tentaram'.
'Preocupe-se mais com sua consciência do que com sua reputação. Por que sua consciência é o que você é, e sua reputação é o que os outros pensam de você, e o que eles pensam é problema deles'.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Nada de exercícios, mas só por enquanto!

Caminhar e andar de bicicleta são as únicas atividades físicas que fui liberada para fazer. Também não preciso mais usar a cinta. Se eu quiser, segundo a doutora,  posso usar um modelador para me sentir mais confiante.  Estive no consultório para trocar os curativos, procedimento que terei de me submeter por mais três meses. É incômodo, mas valeu a pena eliminar aquela barriguinha que tanto me deixava envergonhada. Estou completando três meses de abdominoplastia. Praia também só em maio. Que pena! Mas não vou morrer por isso, né?
Hoje, no meu trabalho, alguém me pediu uma receita de bolo de banana. Não é que fiquei morrendo de vontade de comer o tal bolo?
A vontade era tanta que cheguei do consultório e fui para a cozinha.
Inventei uma versão light que ficou assim:

6 bananas amassadas;
1 1/2 xícara de farinha de trigo integral;
1 xícara de farinha de trigo; 
2 copos de leite desnatado;
1 colher de sopa de margarinha light;
3 colheres de sopa de adoçante Tal & Qual;
3 gemas; 3 claras;
1 colher de sopa de fermento; gotinhas de baunilha e canela para polvilhar.


Modo de fazer:

Bater bem as gemas e o leite no liquidifica-dor. Ir acrescen-tando as farinhas,  o adoçante e a baunilha. A essa mistura, em um recipiente, adicionar as bananas amassadas, o fermento e, por último, as claras em neve. Untar uma assadeira com margarina e farinha de trigo, despejar a massa polvilhando um pouquinho de canela em pó. Forno quente por 30 a 40 minutos. O amore adorou e eu matei minha vontade sem me sentir culpada já que durante o dia comi direitinho sem deslizes.

Cardápio de hoje: banana + arroz + feijão + legumes cozidos (cenoura, mandioquinha, pimentão e cebola) + suco de manga + chá de hibiscus + água + bolo de banana.


terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Querer é poder!

Hoje consegui dizer não a uma coxinha e a um sorvete. Tudo por conta da RA e do desafio de carnaval. Estou super animada. O bom da história é que o meu emagrecimento está servindo de exemplo para amigas do trabalho. Elas estão se esforçando e me seguindo. Fico feliz por isso.

No mais minha alimentação foi normal.
Hoje eu comi:
banana
maçã
arroz + vagem + frango cozido + pedacinhos de melancia + quiche de calabresa
suco de manga
café preto
chá de hibiscus


Meus amores: muito obrigada pelos selinhos.
Este eu ganhei da Liliane Albino.

Regras: repassar para mais 5 lindas batalhado- ras de plantão e avisá-las:

http://emagrecendocomsaude01.blogspot.com/ - Gabriela
http://colocandoumpontofinal.blogspot.com/ - Renata
http://querepoderconseguir.blogspot.com/ - Jéssica
http://agoraoununca-light.blogspot.com/ - Linne
http://scarletsaudavel.blogspot.com/ - Scarlet

Divulgar em seu blog de quem ganhou o selinho:
Liliane Albino.

Citar uma frase que vem te ajudando:
"Sempre posso recomeçar de onde parei"
"Só não consegue quem desiste"
 "O segundo pedaço tem o mesmo sabor do primeiro"



Este eu ganhei das guerreiras:

Ana e Liliane Albino
Indicar 12 amigas e avisar quem ganhou.
Como muitas já ganharam, ofereço a todas que quiserem.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Operação Boas Festas - 1º Lugar!!!!


Nem acreditei quando entrei no blog "Operação Boas Festas" e constatei que eu fui a vencedora do desafio. Fui surpreendida com a notícia. Não esperava. Não esperava mesmo! Logo eu que não podia me exercitar e, por isso, deixei de ganhar muitos pontinhos. Estou muito feliz e ainda mais motivada a continuar firme com a RA. Agradeço a companhia e o incentivo de todas as amigas blogueiras lights. Amo vocês e espero um dia participar de um encontro onde possa agradecer uma a uma pessoalmente. Vocês não têm noção do que esse selinho significa. Obrigada, de coração.

Também ganhei selinhos da Ana e  da Liliane Albino e estava editando o post com o link e nomes das meninas para as quais eu os estava oferecendo.
Estou tão eufórica que não dá pra continuar. Amanhã eu faço isso. Coincidência ou não o título do post era "Querer é poder".



Os cinco alimentos que acho prejudiciais 
à minha saúde e que me fazem ganhar quilos extras são:





A segunda-feira foi tranquila sem exageros. Consegui passar o dia sem comer pão. Meu café da manhã foi uma banana já que andei lendo que comer banana de manhã emagrece. Quanto ao chocolate, Coca-Cola, salgadinhos e sorvete, vou tentar não comer essa semana porque é uma das tarefas do desafio de carnaval.
Beijokas.

domingo, 17 de janeiro de 2010

Minha trajetória rumo a Reeducação Alimentar (tarefa semanal)

Eu fui uma adolescente normal. Tinha um corpo normal. O que me incomodava, na época, era meu estômago alto e a barriguinha. Lembro que cheguei a fazer sessões de sauna e massagem para sanar esses problemas. Passados alguns anos, comecei a engordar e não parei mais. Tentei várias dietas, academias (coisa que eu nunca levei a sério) e remédios. Meu menor peso foi 72 kg, isso há muitos e muitos anos. Na fase negra da minha vida, quando perdi o emprego e logo em seguida a minha mãe, desatei a ganhar quilos indesejáveis. Cheguei a ficar com sérios problemas de saúde como pressão e colesterol altos. Minhas pernas viviam inchadas e sofria com dores horríveis na coluna que me impossibilitavam de caminhar. Eu via as pessoas na rua indo e vindo e pensava: como elas conseguem? Será que nunca mais vou poder andar normalmente ? Eu até sonhava que conseguia dar várias voltas no quarteirão sem sentir dor. Quanto mais dores eu sentia, mais comida eu ingeria. Era uma forma de me punir por ninguém se importar com o que acontecia comigo. Os médicos que procurei só me pediam para fazer regime.  Eu não conseguia. Até que um dia, quando consegui um novo trabalho, uma das pessoas que conheci lá me encaminhou para fazer a cirurgia de estômago. Ela ficou penalizada com minha situação porque constantemente eu cochilava no horário de expediente. Isso em razão de dormir mal  à noite. A cirurgia mudou minha vida: deixei de pesar 118 kg, ser motivo de comentários maldosos e o principal, as dores desapareceram. Nunca consegui, em razão de me alimentar de forma errada, ter menos de 80 kg. Um dia descobri os blogs. O primeiro que eu li foi o da Larissa (Meu emagrecimento – só não consegue quem desiste). Foi assim que me interessei pela RA e aqui estou, junto com vocês, tentando (e conseguindo) emagrecer e ganhar uma vida mais saudável.



A primeira coisa que fiz hoje, assim que acordei, foi subir na balança. Parece que a indisciplina de ontem ainda não se fez notar. Meu peso: 76,2 kg.
Todas as besteiras que eu comi ontem devem ter ido pro espaço depois da "ginástica dançante" .  Eu e o amore fomos dançar e não paramos um minuto. Aliás, paramos quando tocou uma seleção de bolero que ele odeia e eu adoro.
Ah...aproveitando, escolhi esse nome para o blog porque era assim  que o pessoal do meu antigo emprego me chamava por causa da personagem da Consuelo Leandro (Lili Bolero) que interpretava uma cantora na novela Cambalacho. Cantar e dançar são atividades que me enchem de prazer. 
Em termos de RA hoje estou mais ou menos tranquila.  Tudo sob controle. Preciso atualizar a barrinha de peso e sei que vai ser uma tortura. Alguém me ajuda?

sábado, 16 de janeiro de 2010

Por ter de trabalhar hoje, me dei folga da RA.

Quando me pediram para ir trabalhar no sábado (hoje), eu adorei a idéia por três motivos. Primeiro: um dinheirinho extra sempre é bem vindo. Segundo: não precisarei ir ao supermercado já que poderei fazer feira pois ela funciona bem na porta do meu emprego. Terceiro: vou poder comer tapioca de carne seca com requeijão que eu amo de paixão e que estou com vontade de comer há muito tempo, mais precisamente desde setembro do ano passado. Apesar de estar fazendo RA, não poderia, de maneira nenhuma, deixar passar essa oportunidade que só Deus sabe quando vou ter de novo. O tiozinho que fica na barraquinha da feira só aparece aos sábados e a tapioca que ele prepara é divina! Comi logo duas. Como uma coisa puxa outra, perambulando pela feira, entre uma apalpadela e outra nas beringelas, tomates e laranjas, me deparei com a barraquinha do pastel.
Há quanto tempo eu não comia um pastel de feira? Sei lá! 
Me lembrei da reportagem que foi ao ar no ano passado, no Bom Dia São Paulo, sobre o torneio que apontou o melhor pastel de feira de São Paulo. Minha boca encheu d'água e parei em frente à barraca. Pensei melhor e comprei um daqueles pacotinhos de  tirinhas de massinha frita e fui embora sem me sentir culpada. Decididamente, naquele exato momento, havia me dado folga da RA. E, só por isso, passei na padaria e comprei um sorvete. Não foi um daqueles sorvetes de palito com sabor de frutas. Não, esse eu não queria. Queria um normal, de chocolate, bem calórico.  Depois de devorar o tal sorvete me deu uma baita sede, mas não era sede de beber 1,5 litro de água não! Era sede de Coca-Cola mesmo. Para não ficar muito chato, pedi uma zero para acompanhar as tirinhas de massinha frita que havia comprado na feira. E foi isso que comi hoje, dia de trabalho, mas de folga da RA. Talvez o sentimento de culpa tome conta de mim. Por enquanto é muito cedo para pensar sobre as deliberadas "jacadas" do dia, afinal só irei me pesar amanhã (rs).

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Açúcar: um mal desnecessário.


Refeições equilibradas incluindo todos os grupos de alimentos e diminuição do consumo de açúcar, trocando-o por adoçantes artificiais, contribuem para uma vida saudável. O excesso de açúcar pode provocar danos consideráveis em nossa saúde, como dentes estragados, envelhecimento, aumento de peso, irritação no trato digestivo, diabetes, pressão alta, úlceras, problemas cardíacos, fadiga e depressão.
Como você pode perceber, açúcar em excesso não é problema apenas dos diabéticos ou das pessoas que estão acima do peso.
Na visão do nutricionista inglês, Dr. John Yudkin, do Queen Elizabeth College de Londres, o açúcar é o mais perigoso ingrediente alimentar do mundo.
“O vício do açúcar é, na minha opinião, talvez o mais comum, até mais do que o alcoolismo", disse Dr. John Yudkin. " Há um sem-número de pessoas que poderiam ser esbeltas e vibrantes se não fossem viciadas em doces".
Ele alerta também para o fato de que o açúcar entra na composição de inúmeros alimentos e produtos industrializados, inclusive os salgados como pães, maionese, catchup e até molhos para salada. Por conta disso, chegamos a consumir 40 kg de açúcar por ano, à nossa revelia, e que não tem qualquer valor nutritivo a não ser as calorias. Outra pesquisa indica que cada indivíduo chega a ingerir diariamente 300 gramas de açúcar, podendo consumir até 10 kg de açúcar mensalmente.
Se você é uma pessoa interessada em manter-se saudável e está preocupada com o bem-estar de sua família, não dá mais para ignorar o assunto. E você não precisa deixar de comer doces ou adoçar o cafezinho. Pode utilizar o adoçante, um produto constituído a partir dos edulcorantes que são os responsáveis pelo sabor doce com calorias reduzidas, recomendados para dietas especiais. Existem diferentes tipos de adoçantes. Vamos falar um pouco de alguns deles.

Sacarina
É o primeiro adoçante artificial usado por diabéticos para substituir o açúcar. É um produto sintético com alto poder edulcorante, sendo de 200 a 700 vezes maior que a sacarose (açúcar refinado), porém tem gosto residual amargo, com perfil de sabor tardio e persistente. Custa pouco e pode ser empregado em receitas que vão ao fogo. É absorvida lentamente, mas não é metabolizada pelo organismo, sendo eliminada tal como é ingerida.

Ciclamato
É cerca de trinta vezes mais doce que a sacarose. Seu perfil de sabor é de lenta percepção da doçura, com sabor residual doce-azedo duradouro. Esse adoçante foi acusado de ser nocivo à saúde mas, depois de novos e inúmeros testes, ficou comprovado que ele pode ser usado sem nenhum tipo de risco à saúde. Tanto que seu uso é permitido em mais de quarenta países.

Aspartame
È uma proteína adocicada produzida pela combinação de dois aminoácidos encontrados normalmente nos alimentos. Seu perfil de doçura é o que mais se assemelha à sacarose. Não deixa sabor residual de nenhum tipo. Adoça de 43 a 400 vezes mais que a sacarose, dependendo da forma como se apresenta e do alimento onde se encontra. Este é o adoçante mais popular no momento, sendo oferecido rotineiramente em cafés, bares e restaurantes. O aspartame só é contra-indicado para portadores de fenilcetonúria, uma anomalia rara e geralmente diagnosticada no nascimento. São organismos incapazes de metabolizar a fenilalanina, existente em muitos alimentos, como leite, carne, pão, etc.

Stévia
Este adoçante leva o nome da planta de onde é extraído, originária da Serra do Amambaí, na fronteira do Brasil com o Paraguai. Esse adoçante tem o perfil de sabor semelhante ao da sacarose, porém mais persistente e residual de mentol. Adoça de 110 a 300 vezes mais que a sacarose. Não é calórico e pode ir ao fogo. É o único adoçante de origem vegetal produzido em escala industrial.

Frutose
A frutose é mais doce que a sacarose e de conteúdo calórico igual ao da sacarose. Mas como é usado em pequenas quantidades, pode ser consumido até em dietas para obesidade.

Trocar o açúcar por adoçantes é uma questão de costume. Tem muita gente que nunca provou adoçante, mas tem um discurso pronto sempre que se fala a respeito: "Ah, acho adoçante horrível; ele deixa a boca amarga". É verdade que alguns dos adoçantes deixam resíduos. Mas nem todos são assim. É o caso do aspartame, que se tornou o mais popular dos adoçantes. Porém, quando vai ao fogo, pode perder parte do seu poder adoçante. Para que isso não ocorra, ele deve ser acrescentado apenas no final das receitas e, de preferência, depois que apagar o fogo. O ideal, sempre que possível, é aplicá-lo nos ingredientes frios.
Existem outros adoçantes que além do uso em receitas frias, podem ser aplicados também em receitas de forno e fogão, sem prejuízos de sabor ou de poder adoçante.
É o caso da stévia e do Tal e Qual, um adoçante que combina dois edulcorantes (ciclamato e sacarina). Eles devem ser usados nas mesmas proporções do açúcar. Ou seja, se a receita pede duas colheres de sopa de açúcar, use a mesma medida do adoçante escolhido.
Para substituir o açúcar refinado de suas receitas por aspartame, será necessário diminuir pela metade a quantidade indicada para o açúcar. Isso quer dizer que, se a receita indicar duas colheres de sopa de açúcar, você deve empregar uma colher de sopa de aspartame. O aspartame não pode ser submetido a altas temperaturas pois ele perde o poder adoçante. Mas dá para dar um jeito nisso.
Biscoitos - Prepare a massa com todos os ingredientes, menos o adoçante. Depois de assados, pincele os biscoitos com uma mistura de adoçante, clara de ovo, corante e suco de laranja. Ou salpique o pó adoçante puro ou misturado com canela em pó.
Recheios - Leve ao fogo todos os ingredientes do recheio, sem o adoçante. Retire do fogo, adicione o adoçante e misture bem.
Pães - Prepare e asse a massa sem o aspartame, que deve ser incluído aos ingredientes da cobertura, como a que foi indicada para os biscoitos. Pode ser também uma calda quente, preparada com leite e canela, por exemplo, adoçados fora do fogo. Ou regar os pães com a mistura de suco de laranja, um pouco de água e adoçante. Uma boa solução é rechear os pães com frutas naturalmente doces, como banana e maçã, e complementar com uma calda.
Bolos - Como os outros tipos de massa, esta também deve ser preparada e assada sem o aspartame. O doce deve vir da calda (que pode ser a mistura de água e adoçante ou as outras já sugeridas), do recheio e da cobertura. Aromatize o bolo, adicionando à massa essência de baunilha, raspas de laranja ou de limão, caldo do cozimento de frutas naturais, sucos ou cacau em pó. Para confeitar, empregue cremes e chantilly light, à venda nos supermercados. Se você empregar Tal e Qual ou stévia, substitua o açúcar da receita pela mesma quantidade do adoçante mas opte por uma fôrma menor do que a habitual porque a massa vai crescer um pouco menos.
Panquecas e crepes - Bata os ingredientes da receita no liquidificador, menos o adoçante. Prepare as panquecas como de costume e use os recheios e caldas de seu gosto.
Cremes quente - Prepare o creme de acordo com a sua receita e acrescente o adoçante no final, fora do fogo. Use para rechear bolos, pães e crepes.
Pudins e gelatinas - Tanto o pudim como a gelatina devem ser preparados sem o adoçante, que só deve ser acrescentado ao final e fora do fogo.
Mousses e espumas - Siga a sua receita, adoçando no final. Se a receita levar gelatina, incorpore as claras quando a mistura de gelatina já estiver começando a endurecer.
Tortas e Cheesecakes - Tanto a massa (quando vai ao forno) como os cremes do recheio devem ser preparados sem o adoçante.
Purês, compotas e geléias de frutas - Leve as frutas ao fogo até amolecer ou virar uma pasta. Acrescente o adoçante fora do fogo.
Sorvetes - Quando o preparo não exigir cozimento, bata os ingredientes junto com o adoçante. Leve ao freezer.
Experimente antes de dizer que não é bom ou que não dá certo. Dê preferência aos adoçantes a granel, próprios para o emprego em receitas culinárias.
Se quiser tirar a dúvida, que tal preparar uma das seguintes receitas?

Leite Condensado Dietético
2 copos de leite em pó desnatado
1/2 copo de água
6 colheres (sopa) de aspartame
Bata todos os ingredientes no liquidificador. Mantenha na geladeira até a hora de empregar. O leite condensado dietético pode ser armazenado em geladeira, no máximo, por até uma semana ou por um mês em freezer.


Brigadeiro light
1 xícara de água fervente
2 xícaras de leite desnatado em pó
2 colheres (sopa) de margarina light
2 colheres (sopa) de adoçante em pó
3 colheres (sopa) de cacau em pó
1 pacote pequeno de chocolate granulado
No liquidificador, bata a água, o leite, a margarina,
o adoçante e o cacau em pó por 5 minutos. Despeje em uma panela e leve ao fogo baixo, mexendo sem parar, até engrossar. Coloque em um prato untado e espere esfriar. Com as mãos untadas, forme as bolinhas de massa. Passe-as rapidamente pelo chocolate granulado.
(fonte: Governo do Estado de São Paulo)

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Doce, um vilão com jeito de bonzinho.

Eu queria ser daquelas pessoas que seguem tudinho à risca. Infelizmente ou felizmente, não sei, ainda não atingi essa meta. Comecei bem o dia com um café da manhã a base de iogurte com ração humana. Já saí de casa com a garrafa de água debaixo do braço e fui dando umas bicadinhas a caminho do trabalho para poder, até o final da tarde, ter bebido 1,5 litro. No lanche da manhã comi três amêndoas e tome água! Quando cheguei na copa para almoçar (almoço na maioria das vezes no trabalho), me deparei com o pote de petit four em cima da geladeira. Comi meia dúzia deles e almocei tranquilamente como se nada tivesse acontecido. Escovei os dentes, penteei o cabelo e fui verificar os emails na sala ao lado. Na mesinha do café tinha um panetone aberto, outro fechado e um bolo de caixinha pela metade. Me servi de um cafezinho e fui ver os emails. Antes de ir embora da sala me deu uma recaída e ataquei o panetone. Fiquei pensando porque isso acontece com a gente? Porque moram dentro de nós duas pessoas: uma que se propõe a seguir uma determinada alimentação e outra que só quer saber de comer o que vê pela frente? A Giovana sabe bem o que é isso. No seu post ela conta que estava brincando de Barbie para espantar a vontade de comer doce. Pode?


segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Dia tranquilo, quero dizer, nem tanto!

Mais um café da manhã de aniversário. E logo no primeiro dia do desafio de carnaval. Pra encurtar, comi uma torrada com requeijão, um mini pão de queijo, dois petit fours e 100 ml de chocolate quente. Saí de fininho antes do parabéns e consegui me livrar do bolo.
O resto do dia eu comi:
arroz + carne + farofa.
50 ml de café + uma rosquinha + um petit four
chá verde.
Não foi bem o que havia planejado para hoje mas, depois que cheguei da caminhada, me deu uma fome louca e eu comi um pedaço de carne assada + farofa.
E ainda teve um lanchinho: uma banana prata cozida + um pote de iogurte
A chuva pegou a gente (eu e o amore) na volta do percurso. Chegamos em casa ensopados.
Beijokas.

domingo, 10 de janeiro de 2010

Pique total para o desafio de carnaval.

Acabei de chegar da praia. Eu e o amore fomos caminhar um pouquinho. Fiquei super empolgada porque ao me pesar hoje, depois de uma semana sem subir na balança e das minhas escorregadinhas, constatei que não engordei. Ahhhhhhhhh......como fiquei feliz! Eu confesso que estava morrendo de medo achando que havia engordado. Estava até sem graça de voltar para cá. Que bom que meu medo não teve fundamento. Confesso que não estou seguindo uma dieta rigorosa. Estou mudando gradativamente minha alimentação. Me permito comer tudo que tenho vontade, mas nem tudo me convém. Então vou me controlando e procurando selecionar o que levo à boca. Está dando certo. Agora, com o novo desafio, vou tentar seguir a dieta dos pontos que é a que mais se adpata ao meu perfil. Já tenho um cardápio pré elaborado que encontrei no site "dieta na rede", assim fica mais fácil. 


Estava pensando no que comer agora à noite. A caminhada abriu meu apetite, mas não queria jantar. Daí me lembrei que havia feito iogurte natural e precisava saborizá-lo. O amore já havia comprado uma lata de pêssegos em calda para tal finalidade. Não deu outra.
Um copão de iogurte foi o meu jantar.
Depois que descobri a receita em um dos muitos blogues que eu leio, nunca mais comprei iogurte. Só o potinho para a base. 
É muito simples de fazer, é super saboroso, alimenta e é light.

Ingredientes:

  • um potinho de iogurte natural (pode ser desnatado)
  • um litro de leite desnatado
  • uma lata de pêssego em calda
  • um pacotinho de Camp Light de pêssego
  • adoçante a gosto
Amornar o leite e juntar o iogurte natural, misturando bem.
Colocar em um recipiente com tampa, enrolar em um pano de prato e deixar descansar por 24 horas em local fechado (pode ser dentro do armário).
Depois é só bater no liquidificador adicionando os pêssegos sem a calda, o pó para refresco e adoçante a gosto. Servir gelado. Se quiser´pode substituir o pêssego por morango, abacaxi, ou outra fruta de sua preferência.
Já preparei o meu almoço de amanhã.
Eu prefiro levar comida de casa porque sei o que estou comendo e depois esses restaurantes por quilo são uma tentação. Nunca consigo ficar só nas comidinhas do "bem".

Agora é pegar firme para que o desafio de carnaval tenha resultados positivos.
Se você ainda não se inscreveu, acho que ainda dá tempo.
Vem com a gente, vem?

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Obaaaaaaaaa... mais um selinho!


Este foi a Liliane Albino quem me deu e, conforme as regras, eu devo:


1- Postar o selinho com nome e link da blogueira que mandou. OK

2- Escolher 5 amigas que te incentivam e avisá-las:

Rogéria  - http://cheiadeatitudes.blogspot.com/
Rê            - http://meuprogramaparaemagrecer.blogspot.com/
Aleka      -  http://emagrecendocomaleka.blogspot.com/


3- Completar as seguintes frases:


SOU PODEROSA PORQUE: depois de 5 anos consegui finalmente pesar menos de 80
MINHA MAIOR QUALIDADE É:  a honestidade e o senso de justiça
MEREÇO MAISconsideração e respeito de algumas pessoas




Compulsão

Não sei o que está havendo comigo....que vontade de comer...comer...comer...Durante o dia foi tudo normal, mas agora à noitinha a vontade de mastigar está incontrolável. Já comi umas seis torradinhas com margarina e acabei de beber um copo de café com leite (tudo bem que é leite desnatado e usei adoçante). Detalhe: eu jantei às 19 horas. O amore trouxe um sorvete de copinho. Só 350ml e com 0,7% de gordura Trans. Eu não quis. Tem dias que são muito difíceis. O importante é que eu não DESISTO!















      Aqui está o vestidinho que eu comentei ontem. É bem basiquinho. Pena a foto não ter ficado melhor (foi tirada com o celular). Ainda não comprei a câmera. Alguém tem uma sugestão de uma marca boa e barata?





quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Vestido novo.

Meu irmão me deu de presente de Natal uma blusinha muito fofa. Apenas não combinou comigo: preta com bolinas brancas e aberta nas costas. Não tô podendo usar esse tipo de roupa, aliás, já passei da idade, né? Então fui trocar. Escolhi uma verdinha muito bonita e, quando já ia saindo da loja, me deparei com um vestidinho muito colorido e não deu outra. Provei, gostei, devolvi a blusinha verde e agora tô aqui olhando pra ele e achando que quando me virem com ele vão perguntar: -Onde é o baile de carnaval?
Amanhã mostro pra vocês que agora eu tô com muito sono. Preciso parar com essa mania de comprar vestidos.
Ah...hoje a RA foi muito bem.
Olha que saladinha deliciosa que comi hoje.
Beijãozão.

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Uma nova mulher!

Hoje acordei bem melhor. Praticamente uma nova mulher. Decididamente sou uma simpatizante do inverno. Não está dando pra aguentar esse calor infernal. Por conta disso consegui beber um litro de água. Quem sabe até a hora de ir para a cama eu consiga mais 1/2 litro. Como é difícil! Agora vou caminhar e vou levar o amore comigo. Ele está precisando sumir com sua barriguinha sexy. Bem que ele podia me acompanhar na RA.  Hoje comprei um equiopamentozinho na loja de R$ 1,99. E foi exatamente isso que paguei. Semana passada, na feira, me pediram R$ 5,00. Como um dos meus objetivos em 2010 é comer mais legumes crus, o raladorzinho que comprei vai servir para eu fazer as minhas saladinhas de cenoura e beterraba.  Foi uma dica que peguei no blog da Larissa, quem me inspirou a começar a RA.
Hoje eu comi: pão integral; café com leite; barrinha de cereais; arroz; caldinho de feijão; filé de ferango; salada de pepino, alface, molho vinagrete; duas torradas.

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Mal estar total.

Olá meninas!
A vida continua, não é? Eu vivo a base de eventos. Por exemplo. Dezembro foi um mês muito corrido. Compras por fazer, comemorações, planejamento de ceia de Natal e Réveillon, etc. Vivi em função disso. Daí que a correria acabou e voltamos ao ritmo normal. Ai, dá um vazio. Uma falta de perspectiva. Fico meio que perdida. Acordei me sentindo muito mal. Sem forças para levantar da cama. Corpo doído, cabeça pesada, uma certa tontura e um terrível desconforto. Fiquei na cama até quase 11 horas pensando que tinha de ir ao banco pagar contas. Fiz um esforço e consegui sair de casa lá pelas três da tarde. Fui caminhando para compensar os excessos das festas de fim de ano. Voltei quase morta e com todas as contas sem pagar. As filas estavam enormes e eu, coitada, me arrastando pelas ruas, louca para chegar logo em casa e me jogar na cama. Quase nem comi. Minha alimentação hoje foi a
base de pão.
Não tinha ânimo para cozinhar, mesmo porque não havia nada na geladeira. Só frutas. Comi duas ameixas, uma fatia de chester, um pão francês com uma fatia de mortadela (ainda bem que acabou). Amanhã volto ao trabalho e espero estar melhor. Tomei um chazinho de limão porque pode ser princípio de gripe. Ah.....uma boa notícia: estou 100g mais magra. Pelo menos foi o que a balança me mostrou hoje. Beijãozão.

domingo, 3 de janeiro de 2010

2010 só amanhã!

Oi meninas. A operação "Boas Festas" acabou e o meu ano novo nem começou.
Nada de RA hoje também. Amanhã vou me pesar logo quando acordar. Daí volto à luta. Hoje procurei me alimentar corretamente, mas passei o dia jacando.
No café da manhã foi tudo bem: café com leite, pão integral com margarina.
No almoço: arroz c/lentilhas (ainda sobras do ano novo) e tender.
De sobremesa uma ameixa.
Lanche: pão c/margarina + café com leite.
No final da tarde tomei champanhe, comi bolo de chocolate e, agora há pouco, comi dois pães com mortadela (me deu uma vonta louca de mortadela). Pois é, que coisa feia, né? Abafa!
Ah....ia esquecendo de dizer. Hoje eu e o amore fomos dançar. Dançamos muiiiiiiiiiiiiiiito! Coloquei meu vestido pretinho básico que comprei para usar no Natal. Como ele tem uns brilhinhos, resolvi não usar. Consegui unir o útil ao agradável porque dançar até suar faz parte do desafio.
Fomos num clube aqui perto de casa, o Clube de Praia São Paulo.
Tinha uma pessoa tirando fotos e disse que vai colocar no Orkut. Se eu conseguir, posto a foto aqui.

Beijãozão.